Entre os dias 16 e 21 de julho de 2021, o Departamento Nacional dos ODS, no âmbito do Projeto Presidência – Por uma Europa Aberta, Justa e Sustentável no Mundo, esteve na Região Autónoma da Madeira a capacitar todos os interessados sobre o Papel dos Jovens na contribuição para o alcance da Agenda 2030.
Dentro dos eixos de ação definidos para o Compromisso 2030, estas ações enquadram-se no primeiro: Sensibilização e Mobilização, visando a multiplicação de ações após a capacitação dos participantes.
As ações foram adaptadas consoante os participantes nas 6 sessões organizadas, tendo as primeiras sido direcionada para entidades externas ao CNE, sendo elas os Técnicos de Juventude da Direção Regional da Juventude da Madeira e os Técnicos da Câmara Municipal do Funchal. Foi dinamizada uma sessão para todos os jovens que pertencem a organizações juvenis no Município do Funchal com o objetivo de sensibilizar os mesmos para a ação em torno dos ODS. Nos últimos dias, o foco principal foram os escuteiros e a mobilização dos mesmos para esta Agenda 2030. O DNODS foi recebido por dois agrupamentos, Machico e São Roque, capacitando os seus animadores, crianças e jovens para os ODS. Por fim, foi realizada uma sessão para todos os caminheiros, candidatos a dirigente e dirigentes da Região da Madeira do CNE.
Através destas ações, há agora mais 176 agentes de mudança!