Compromisso 2030

Olá! Bem-vindo à plataforma do Compromisso 2030 – CNE!

Neste espaço poderás encontrar propostas de atividades e ações para executares nos escuteiros e na tua comunidade, como em casa, na escola, na Igreja ou mesmo com os teus amigos, contribuindo deste modo para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Queres contribuir para um mundo mais sustentável e não sabes por onde começar? Apresentamos-te a plataforma do Compromisso 2030! Neste espaço poderásencontrar propostas de atividades e ações para executares e assim contribuíres para um mundo mais sustentável, ajudando a alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas que visam transformar o nosso mundo num lugar melhor.

Como funciona?

Consoante a secção em que te inseres, existem diversas ações possíveis de realizar, adequadas a ti e àquilo que podes fazer para deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste.

Propomos-te que explores primeiramente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que posteriormente escolhas as ações que queres realizar. Opta pelas que te parecerem mais importantes para melhorar a tua comunidade e que se adequem melhor ao teu perfil e progresso pessoal.

Realizaste a tua primeira ação? A partir de agora, poderás submeter cada uma das ações que já realizaste aqui

Já realizaste várias ações? Estás a contribuir significativamente para um planeta mais sustentável? Queremos distinguir-te. Descobre aqui como podes obter a insígnia do Compromisso 2030 – CNE.

No caso de teres realizado outra ação que vá ao encontro do alcance de um dos ODS, podes sempre propor-nos que esta seja acrescentada, desafiando mais escuteiros a realizá-la. Envia-nos as tuas sugestões para snas.ods@escutismo.pt.

 

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Escutismo

O Compromisso 2030 do CNE

compromisso2030

O CNE tem por objetivo contribuir substancialmente para o alcance dos ODS, levando a que os seus mais de 60 mil membros construam uma sociedade mais justa e inclusiva, com melhores condições de vida para

 todas as pessoas, mais amiga do ambiente, adaptável às novas tecnologias e em conjunto com diversos parceiros, fundamentais na construção de um mundo mais equilibrado.

A estratégia do CNE passa pela Educação para o Desenvolvimento Sustentável, mobilizando, sensibilizando e levando a que os escuteiros sejam agentes da mudança, definindo melhores políticas a todos os níveis e reforçando parcerias. 

 

Campanha Mundial da Organização Mundial do Movimento Escutista para os ODS

Ao longo dos anos, o movimento escutista tem contribuído extraordinariamente para a sustentabilidade do nosso planeta, promoção da paz e redução das desigualdades. Enquanto movimento global, o escutismo procura mobilizar os seus 50 milhões de membros para a maior contribuição coordenada de jovens em torno dos ODS. 

Através da campanha Scouts for SDGs lançada pela OMME, procura-se promover os ODS junto de todos os escuteiros a nível mundial. A campanha online inclui uma série de ações possíveis de realizar, ferramentas educativas, formação e outras atividades relacionadas com os ODS alinhadas o programa educativo do movimento.

Lembra-te…

Nós, escuteiros, nas nossas comunidades, e em conjunto com os nossos irmãos escutas, estamos a deixar o mundo um pouco melhor e mais sustentável do que o encontrámos. “Pensar Global, Agir Local”