Projeto Presidência – Por uma Europa Aberta, Justa e Sustentável no Mundo

O CNE, através do Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DNODS), viu o “Compromisso 20230″ ser aprovado pelo Projeto Presidência.

 

Com vista a promover uma maior participação da Sociedade Civil no processo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, foi criado o Projeto Presidência – Por uma Europa Aberta, Justa e Sustentável no Mundo, uma iniciativa conjunta da Plataforma Portuguesa das ONGD que tem como objetivo geral aumentar o apoio público a políticas europeias abertas, justas e sustentáveis, especialmente em relação à Agenda 2030, Cooperação para o Desenvolvimento, Direitos Humanos e espaço da Sociedade Civil. 

 

A candidatura do CNE, apresentada através do DNODS, à subvenção do Projeto Presidência, foi aprovada, e apoiará a execução das suas ações e iniciativas, que visam a sensibilização e consciencialização dos jovens escuteiros para duas prioridades do Projeto Presidência: a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

O Compromisso 2030 é um programa que visa o alcance dos ODS, sustentado por quatro eixos: Sensibilização e Mobilização; Ação; Parcerias e Melhores Políticas. A candidatura foi apresentada no seguimento desta estratégia adotada, focando-se em quatro ações: Lançamento do Programa Agrupamento Sustentável; Criação de um Guia Prático para os Centros e Campos Escutistas; Lançamento do Website Escutista ODS e realização de Sessões de Formação, Sensibilização e Mobilização em atividades nacionais, regionais, de núcleo ou agrupamento. O projeto será executado durante seis meses, até julho de 2021.