Estás à procura de uma forma criativa e divertida de trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a tua Secção? Não precisas de procurar mais, porque chegou o Jogo Compromisso 2030!
Foi no ACANAC’22 que o Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DNODS) apresentou o Jogo Compromisso 2030. Este projeto consiste num jogo de tabuleiro, parecido com o tão famoso “Jogo da Glória”, com perguntas, desafios e ações criados para todas as Secções sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O jogo foi criado para ser jogado numa lona grande, para que os participantes possam andar pelo tabuleiro, e está também disponível para ser impresso em qualquer outro formato, conforme o que for mais prático para os Agrupamentos.
O jogo, que está incluído na iniciativa Compromisso 2030 do CNE, tem como objetivo criar uma rede de conhecimento, reflexão e atuação dos Escuteiros em prol de um mundo mais sustentável, promovendo a cidadania responsável. Pretende-se que cada Escuteiro aprenda, desenvolva competências e se envolva na prossecução dos ODS, individualmente e em conjunto, localmente e com um pensamento global, deixando desta forma o mundo um pouco melhor do que o encontrou.
Desde que foi estreado em Idanha-a-Nova, o Jogo Compromisso 2030 não parou por aí! Em dezembro, o grande tabuleiro esteve presente no terceiro Encontro Nacional de Delegados de Ambiente e Sustentabilidade, em Fátima. Foi um fim de semana dedicado à partilha de experiências, expectativas, materiais e recursos, bastante animado e, claro, com muitos ODS! Alguns Delegados presentes neste Encontro descreveram o Jogo Compromisso 2030:
Fomos convidados a participar em equipas e a responder a um conjunto de questões que nos alertaram e fizeram pensar nos desafios dos próximos tempos. O jogo é uma ferramenta aliciante porque permite de forma leve e descontraída abordar os 17 ODS, e que pode ser utilizada em qualquer sede, por secção, ou até mesmo em atividades de carácter mais geral.
Bruno Pedrosa, dirigente, Agrupamento 714-Albufeira
O Jogo Compromisso 2030 é uma excelente opção para abordar os ODS e toda a sua temática. Não só é uma forma pedagógica, pois transmite a quem joga várias informações sobre o tema e nos impele a tomar a ação, como também é uma forma divertida de aprender, quer em equipa quer individualmente através de uma competição saudável. Sem dúvida que é uma excelente ferramenta a utilizar!
Diogo Sousa, candidato a dirigente, Agrupamento 1242-Ramada
O Jogo Compromisso 2030 é um jogo de tabuleiro, talvez deva dizer um jogo de chão, ao estilo sobe e desce, que nos convida a mergulhar nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante todo o jogo fui-me apercebendo de várias coisas que acredito que vale a pena destacar:
A universalidade: pode ser jogado por lobitos ou dirigentes e até por lobitos e dirigentes em simultâneo; a diversão: é um jogo, há espaço para brincar, para rir e errar; a oportunidade pedagógica: é uma oportunidade para trabalhar os ODS, mas sobretudo, cria o espaço para os desmontar e olhar para eles de novos pontos de vista; o paralelo: durante um século o escutismo tem crescido em Portugal e permitido um desenvolvimento nas mais diversas dimensões de cada jovem. Acredito que a chave deste sucesso também está no jogo.
As regras estão lançadas. Individualmente e como movimento somos chamados a fazer mais pelo planeta e sociedade onde vivemos. Jogamos?
Sara Martins, dirigente, Agrupamento 1250 Adães
Mas a que se deve toda esta diversão? Será este jogo realmente uma boa proposta pedagógica? Joga com a tua Secção e descobre! O jogo está disponível para download através do QR Code.
De que estás à espera? Chegou o Jogo Compromisso 2030!