Exposição “Escutismo e os ODS” com apoio da ONU (2020)

A partir do dia 3 de novembro de 2020 é possível visitar a exposição “Escutismo e os ODS”, no Museu do Corpo Nacional de Escutas. Esta é uma iniciativa organizada pelo Departamento Nacional dos ODS, em colaboração com o Museu do CNE, e que conta com o apoio do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC).

 

O evento de inauguração realizou-se via Zoom e contou com mais de 100 participantes, não apenas de Portugal, mas também do Brasil, Luxemburgo e Argentina. Teve como intervenientes convidados António Ferrari, Assessor de Comunicação para Portugal do Centro Regional de Informação das Nações Unidas, Rita Saias, Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Joaquim Castro de Freitas, Membro do Comité Europeu da Organização Mundial do Movimento Escutista, Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE e José Gouveia, responsável pelo Museu do CNE. A sessão foi moderada por José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade e teve ainda a intervenção, no espaço físico do museu, de Joana Bacelar, Chefe do Departamento Nacional dos ODS.

 

Na exposição podem ser encontradas 17 telas informativas sobre cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como três ações possíveis de realizar por escuteiros que contribuem diretamente para o alcance de cada um dos ODS. A ligação entre o Escutismo e as Nações Unidas também é abordada, através de uma contextualização histórica. Existem ainda diferentes jogos pedagógicos, adaptados a cada secção. Para além disso, estão expostas duas obras criadas – o cartaz dos ODS e um mapa de Portugal, que regista as ações de sensibilização realizadas em torno dos ODS, cada uma delas feita a partir de materiais reutilizados: lixo apanhado da praia e sobras de tecido, alertando assim para a possibilidade de ainda ser possível dar também um futuro ao planeta.

 

Esta exposição é uma das iniciativas do Compromisso 2030 do CNE, um programa criado em 2018 que visa promover a prossecução da Agenda 2030 das Nações Unidas e que já chegou a milhares de escuteiros. O Compromisso 2030 tem quatro eixos de ação: mobilizar e sensibilizar crianças e jovens para a importância dos ODS e dos desafios que o planeta atravessa; agir em prol de um futuro sustentável, reforçar e criar parcerias em torno do desenvolvimento sustentável e garantir políticas mais sustentáveis a nível local, regional, nacional e internacional, desde os agrupamentos aos decisores políticos. 

 

A visita à exposição pode ser feita através de marcação prévia, pelo do email do museu do CNE.