A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, e que entrou oficialmente em vigor em 2016, define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.
São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que representam um apelo urgente à ação de todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – para uma parceria global.
O CNE não ficou para trás e, no sentido de incentivar a participação e reconhecer os esforços feitos pelos escuteiros da associação, na prossecução das metas dos ODS, foi criada em 2021 a Insígnia Compromisso 2030. No primeiro ano, foram atribuídas +120 insígnias a escuteiros de todas as secções (desde os 6 aos 22 anos, e também aos seus animadores), certificando e reconhecendo o seu excelente trabalho e atuação em prol de um mundo mais justo e sustentável.
O processo é simples e intuitivo, basta seguir as indicações descritas no nosso site. De forma a poderes aceder ao mesmo, scaneia o QR Code abaixo:
Como sabemos que a melhor motivação é pela demonstração, o DNODS pediu à Comunidade de Pioneiros do Agrupamento 902 Moreira da Maia, Região do Porto, Núcleo Litoral para dar o seu testemunho desde o processo de candidatura à receção da insígnia:
Enquanto escuteiros não haverá um momento em que não pensemos na nossa máxima de tornar o mundo um pouco melhor. Será isto assim tão abstrato? Como se concretiza? Pensamos ter encontrado o desafio certo com o compromisso 2030.
Acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas… Certamente é sonhar alto se dissermos que um grupo de 35 pioneiros está à altura para o alcançar. A verdade é que apesar de muitos e bons, dinâmicos e criativos, somos muitos mais.
Com o início do ano escuta, o desejo de encontrar algo novo e a urgência a qual este tema nos chama fez com que uma das equipas encontrasse uma insígnia com que se identificasse e assim a partilhasse com o resto da comunidade. Infelizmente, no meio de tantos projetos bons das outras 4 equipas, acabou por não ser escolhida.
Após meses, ainda com a cabeça no sonho do fazer parte dos grupo de jovens que assume o Compromisso 2030, algo totalmente inesperado aconteceu.
No nosso ACANUC, que teve como premissa a sustentabilidade, participamos durante 3 dias em diversas atividades que nos permitiram conhecer e pôr em prática diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Sem sequer notarmos, todo o acampamento teria sido planeado para a grande surpresa que nos foi revelada na atividade de encerramento: tínhamos acabado de atingir todos os objetivos da insígnia Compromisso 2030. Assim, os 16 agrupamentos cumpriram todos os desafios propostos e, sem se aperceberem, tinham acabado de se tornar o maior grupo do país a receber a insígnia Compromisso 2030 em simultâneo. Com grandes e pequenos gestos, fomos todos capazes de deixar uma marca bastante positiva para o nosso ambiente e mostrar que estamos preparados para sermos cidadãos exemplares do Amanhã.
Isso fez-nos ver, mais uma vez, que temos o poder de mudar o mundo e torná-lo melhor todos os dias. Com ações que parecem mínimas, mas fazem uma grande diferença.
Hoje somos muitos, amanhã seremos milhões.
Comunidade 93, Agrupamento 902
Então? De que esperas? Candidata-te em Subunidade ou individualmente e recebe a Insígnia do Compromisso 2030!
Aguardamos ansiosamente por todos vós.
Porque o amanhã começa agora!