UNO – Encontro Nacional de Chefes de Unidade

Decorreu a 19 e 20 de novembro de 2022, em Aveiro, o UNO – Encontro Nacional de Chefes de Unidade. Este encontro, no qual o Departamento Nacional dos ODS participou, juntou Dirigentes de todo o país com o objetivo de pensar a Educação no CNE – Corpo Nacional de Escutas, oferecendo um espaço para os participantes aprenderem, participarem e partilharem ideias e boas práticas.

 

A participação do DNODS refletiu-se na moderação do painel com António Ferrari, assessor de comunicação da Organização das Nações Unidas (ONU) para Portugal; na dinamização de três workshops ao longo do dia de sábado, nos quais participaram mais de 60 dirigentes; e na dinamização de um espaço próprio na Feira das Oportunidades, onde o Departamento deu a conhecer diferentes oportunidades educativas na área dos ODS.

 

Em suma, a participação do Departamento visou a divulgação dos ODS através de dinâmicas e jogos, dando lugar à partilha de experiências dos participantes. Foi uma oportunidade para continuar a desenvolver os ODS dentro do movimento Escutista, desafiando os Chefes de Unidade a levarem os ODS para os seus Agrupamentos e Secções.

 

1º Fórum de Sustentabilidade Europeu 2022

Decorreu nos dias 20 a 24 de Outubro de 2022, no Houens Odde Scout Centre na Dinamarca, o primeiro fórum de Sustentabilidade Europeu, dinamizado pela Região Europeia da WOSM (Organização Mundial do Movimento Escutista) e contou com a participação do CNE.

A sustentabilidade ambiental é uma das prioridades estratégicas da Região Europeia e este fórum, embora planeado no triénio passado, é um ponto de partida perfeito para os objetivos definidos, bem como um ponto de partida de uma rede regional de membros das associações escutistas trabalhando o tema da sustentabilidade

Este evento contou com 56 participantes de 26 organizações escutistas diferentes e focou-se na criação de uma rede europeia para a partilha de boas práticas e projetos de âmbito ambiental.

O CNE esteve representado por Francisco Gouveia, membro do Departamento Nacional de Ambiente e Inês Faria, do Departamento Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

No fórum, que decorreu ao longo de quatro dias, houve sessões sobre a nova insígnia mundial do ambiente (IMA) – a Earth Tribe, bem como sessões sobre como desenvolver projetos focados nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e ainda algumas sessões de partilha, onde foi possível apresentar o que o CNE (Corpo Nacional de Escutas) está a desenvolver nestas duas áreas – Earth Tribe e ODS.

O campo escutista que acolheu o fórum está localizado numa zona remota da Dinamarca e pertence à rede SCENES (Centros Escutistas de Excelência para a Natureza, Ambiente e Sustentabilidade), que o qualifica como um campo de excelência em práticas de sustentabilidade.

Descobre quais os projetos implementados no CNE, aqui e aqui.

Texto: DNA e DNODS

Fotografias: Participantes