Durante os preparativos para o ACANAC, o CNE procurou contemplar as principais vertentes, feitos e objetivos que o escutismo viveu e alcançou nos últimos 100 anos, de modo a contemplar o seu passado e projetar o seu caminho para o futuro.
Dentro destes, surgiu a necessidade de criar um espaço onde o Ambiente e Sustentabilidade fossem considerados, dando com isso destaque às ferramentas, projetos e parceiros que apoiam e colaboram o movimento a dar passos conscientes e assertivos. Este espaço coordenado pela Região de Aveiro e desenvolvido com o apoio do Departamento Nacional de Ambiente (DNA) e o Departamento Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DNODS) foi denominado “Quinta da Boa Semente”.
Este espaço contou com uma exposição sobre os ODS, uma área com a representação de um Acampamento Sustentável e uma cantina solar (dinamizada pelo departamento de ambiente da Fraternidade Nuno Álvares) e cerca de 40 workshops e atividades cobrindo diversas áreas, temáticas e dinâmicas.
Autores: Departamento Nacional de Ambiente e Departamento Nacional para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável