Encontro Regional de Chefes de Agrupamento e Unidade – ERCAU – Região do Algarve (2021)

Decorreu no passado fim de semana de 20 e 21 de novembro de 2021 o ERCAU – Encontro Regional de Chefes de Agrupamento e Chefes de Unidade, da Região do Algarve, onde estiveram presentes 79 participantes. A atividade teve lugar em São Brás de Alportel, na Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos.

Durante o fim de semana, foram dinamizados diversos bivaques, bem como palestras, para os Chefes de Unidade e de Agrupamento, tendo o Departamento Nacional dos ODS facilitado três sessões sobre os ODS. 

Os participantes tiveram a oportunidade de ser introduzidos ao “mundo” da sustentabilidade. Puderam realizar várias dinâmicas relacionadas com a Agenda 2030, tendo-lhes sido também apresentado o Kit Agrupamento Sustentável, o Guia Prático para CCE, o website Compromisso 2030 e a mais recente insígnia, a Insígnia Compromisso 2030.

REDIL – Atividade do Núcleo Serra da Lua para Guias e Sub-guias (2021)

Decorreu no passado dia 13 de novembro o REDIL – a Atividade do Núcleo Serra da Lua de excelência para Guias e Sub-Guias, em Belas. A atividade de dia inteiro contou com a presença dos guias e sub-guias dos diferentes Agrupamentos do Núcleo Serra da Lua da Região de Lisboa.

Foi realizada pelo Departamento Nacional dos ODS um workshop, de 45 minutos, sobre os ODS para os 63 guias e sub-guias desta secção que estiveram presentes. Ao todo, foram realizados 5 workshops, sendo os mesmos dinamizados 5 vezes. O workshop dos ODS focou-se na sensibilização dos pioneiros para os ODS, em especial para os ODS 10 – Reduzir as Desigualdades, com foco nos estereótipos,  e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, com foco nos Direitos Humanos, e em torno da reflexão sobre ações voluntárias possíveis de serem realizadas que contribuem para um mundo melhor, mais justo e sustentável.

2º Encontro Nacional de Delegados de Região e Núcleo de Ambiente e Sustentabilidade (2021)

No dia 7 de Novembro de 2021, decorreu o 2º Encontro de Delegados Regionais e de Núcleo para o Ambiente e Sustentabilidade do CNE, através da plataforma Zoom, que contou com a presença de 25 Delegados. Este encontro teve como objetivo a continuação do trabalho conjunto iniciado em 2021, garantindo a sincronização e motivação para alcançar os objetivos comuns do ano escutista 2021/2022.

Durante 2h, o Departamento Nacional dos ODS e o Departamento Nacional de Ambiente partilharam com os Delegados as principais informações, dinâmicas e projetos  associados a cada um dos departamentos, culminando na apresentação do “Manual do Delegado”, onde se podia constar as informações partilhadas de forma mais aprofundada. Durante este tempo foi ainda dado a conhecer o plano de alargamento da Rede de Delegados com o intuito de chegar aos agrupamentos, incentivando a uma mobilização do CNE como um todo para as vertentes do ambiente e Sustentabilidade.

Antes do 2ª Encontro e perto do final, foi feita uma avaliação, no sentido de se clarificar as principais condicionantes atuais e motivações dos delegados presentes, que proporcionou um momento de colaboração entre delegados através da apresentação de algumas soluções para condicionantes gerais. O encontro terminou com  uma oração de envio através da “Oração da Paz” de São Francisco de Assis, deixando todos os presentes alinhados com o seu propósito.

Abertura Regional do Ano Escutista de Braga (2021)

No dia 9 de outubro de 2021, no Parque dos Moinhos em Vieira do Minho, Braga, decorreu a abertura regional do ano escutista organizado pela Junta Regional de Braga. Estiveram presentes cerca de 1000 escuteiros organizados em equipas verticais. As cerimónias começaram logo de manhã com sessão de abertura, seguido de eucaristia e divisão dos participantes em equipas. Seguiu-se a hora de almoço e ao início da tarde as equipas seguirão para o workshop.

O Departamento Nacional dos ODS esteve representado por todos os membros que dinamizaram três sessões simultâneas com a duração de 20 minutos na qual apresentaram brevemente quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, qual a finalidade da Agenda 2030, a importância da envolvência do CNE e o Compromisso 2030. Os escuteiros puderam ver as ferramentas desenvolvidas pelo departamento e ainda realizar um jogo no qual cada um pode verificar de que forma e para que ODS já contribui através de pequenas ações.

Torneio de Técnica Escutista – Tecoree (2021)

Entre os dias 30 de julho e 1 de agosto de 2021 decorreu no Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, a 10ª edição do TECOREE. A atividade é destinada aos pioneiros, jovens entre os 14 e os 18 anos, e são selecionados para a fase nacional as 50 melhores equipas que obtiveram as melhores pontuações no nível regional. 

A competição teve momentos de avaliação na qual os participantes demonstraram as suas capacidades físicas, de trabalho em equipa e colocaram à prova as suas competências escutistas. Paralelamente foi organizada uma gincana de workshops na qual estiveram presentes Joana Bacelar e Sara Rodrigues a dinamizar um sobre os ODS. Além dos membros do Departamento, o clã do Agrupamento 729 Cascais disponibilizou-se a servir e apoiar a dinamização das atividades.

No primeiro dia, os pioneiros tiveram a oportunidade de criar o seu projeto ODS, identificando um problema local da sua região e percebendo como os escuteiros podem ser parte da solução. No segundo dia e terceiro dia foram disponibilizados dois jogos do Kit Agrupamento Sustentável para que os jovens pudessem experimentar esta ferramenta. O primeiro jogo intitulado “A certeza no meio do caos” pretende que trabalhem em equipa e compreendam quais as necessidades e recursos que os seres humanos necessitam para sobreviver e, como podem construir uma cidade sustentável. O segundo jogo chamado “Peixinho das Desigualdades” submete os jovens a uma profunda reflexão e partilha sobre diversos temas relacionados com a discriminação e como se pode trabalhar em prol da inclusão.