Jota Joti – Lamego (2019)

No fim de semana de 19 e 20 de outubro de 2019 decorreu o Jota Joti, uma atividade mundial organizada todos os anos com o objetivo de proporcionar aos escuteiros a possibilidade de comunicarem via rádio e internet com escuteiros de todo o mundo. Este ano, a estação nacional tomou lugar no Seminário Maior de Lamego, tendo sido dinamizada pela Região de Lamego.

O tema escolhido foi os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e entre os diversos workshops organizados, salienta-se o Planeamento de Projetos tanto pela sua adesão como pelo resultado final. Muitos foram os desafios encontrados pelas crianças e jovens nas suas regiões, mas mais ainda foram as soluções encontradas. A partir delas, os participantes criaram os seus próprios projetos, apresentando propostas concretas e comprometendo-se com o desenvolvimento da sua comunidade, através da secção que integram, bem como agrupamento.

Encontro Nacional de Juventude – Póvoa de Varzim (2019)

Muitos foram os jovens, provenientes de todo o país, que se encontraram na Póvoa de Varzim de 26-29 de setembro de 2019, no Encontro Nacional de Juventude (ENJ), onde o CNE esteve presente através do seu stand promocional e dos vários escuteiros participantes no evento.

Tendo sido o tema do encontro a reforma do sistema político, a poucos dias das eleições legislativas, foram dinamizados no stand institucional do CNE alguns workshops para os participantes do evento sobre o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar o ODS nº16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes através de um jogo que retratava o modelo de negociação dos vários países na Cimeira das Nações Unidas da Agenda 2030, que deu origem aos ODS. Por outro lado, os participantes envolveram-se nos ODS nº 13 – Ação Climática, e nº 15 – Vida Terrestre, através de um conjunto de workshops sobre tratamento de água – técnicas de desinfeção, e construção de abrigos para animais.

O stand do CNE contou com a visita do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e da Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Alexandra Ruivo Cordeiro.

O ENJ é promovido pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ), que é o órgão representativo das organizações de juventude portuguesas, na qual o CNE é membro de pleno direito.

Rover 100 – São Jacinto (2019)

Em Agosto de 2019, deu-se o encerramento das celebrações do centenário do Caminheirismo em Portugal com a atividade nacional Rover 100. O imaginário da atividade, O Herói de Hacksaw Ridge, deu o mote aos mais de 1.000 participantes do evento para participarem num dia de formação sobre técnicas de sobrevivência. Assim, para além de vários outros workshops realizados, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas de desinfeção de água, cálculo da pegada hídrica e ainda planeamento de ações e projetos, contribuindo diretamente para o ODS 6 – Água Potável e Saneamento. As técnicas de desinfeção de água permitem-nos obter água potável recorrendo a recursos como filtros a partir de folhas de papel, botija de gás, fósforos e um pequeno tacho, ou lixívia e em qualquer situação.

ACANUC do Núcleo Oriental da Região de Lisboa – Ferreira do Zêzere (2019)

Os escuteiros do Núcleo Oriental da Região de Lisboa, no decorrer do seu ACANUC (agosto de 2019), participaram nos diversos workshops sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que o CNE tem vindo a desenvolver! Desde aprenderem sobre a importância dos ODS, a cozinhar num forno solar, a responderem a perguntas sobre sustentabilidade, à procura de soluções para problemas locais/globais e à preparação de projetos em seção para alcançarem estes objetivos.

São Jorge da Região de Lisboa – Caldas da Rainha (2019)

A Junta Regional de Lisboa e a Junta de Núcleo do Oeste, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), organizam a atividade regional «São Jorge», dia 28 de abril de 2019, que este decorreu no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha. A “grande festa” contou com a participação ativa de mais de 5200 escuteiros. Durante o dia, os participantes foram sensibilizados para o tema dos ODS e foram partilhadas oportunidades educativas que surgem na ação para o alcance dos objetivos. Os participantes tiveram ainda a possibilidade de responder a algumas perguntas sobre os 17 ODS através de um jogo próprio sobre a temática.