1º Agrupamento a conseguir a Insígnia Compromisso 2030: 1317 Parceiros (2022)

Todo este nosso percurso começou numa reunião da Equipa Regional do Ambiente e Sustentabilidade, da qual uma caminheira do nosso clã faz parte. Durante uma conversa informal, falaram de um tal projeto – “Compromisso 2030” deixando-a com a “pulga atrás da orelha”. 

E o que é o “Compromisso 2030”? Consiste numa plataforma onde encontras propostas de ações para cada ODS de maneira a contribuir para um mundo mais sustentável, e, se as tuas propostas forem aceites, ganhas uma insígnia! 

Não conseguindo deixar esta oportunidade de lado, no dia seguinte, falou com o Clã Rainha Santa Isabel do Agrupamento 1317 Parceiros. Depois de conversarmos bastante, tínhamos o nosso grupo pronto para meter as mãos à obra, contando então com a participação de: Ana Catarina, Andreia Sousa, Francisco Almeida, Inês Salgueiro, Joana Reis e Mariana Pereira. 

Foram dias a falar e reuniões sem parar de forma a prepararmos as ações da melhor forma possível, tentando otimizar o nosso tempo livre. Com isto, decidimos realizar 3 das 5 ações, durante o acampamento de verão dos nossos exploradores, dias 10 e 11 de julho de 2021 em São Martinho do Porto. Neste fim de semana concretizamos os ODS 9 (Indústria, inovação e infraestruturas), 14 (Proteger a vida marinha) e o 2 (Erradicar a fome), sendo que para o ODS 9 foram construídos abrigos individuais por todos os caminheiros e exploradores, em vez da utilização de tendas; para o ODS 2 foi criada uma horta na nossa sede, utilizando garrafões de água velhos cortados ao meio onde plantámos alface, cebola, fisális e tomate; para o ODS 14 foi feita uma recolha do lixo nos acessos à praia e no próprio local. Esta ação foi a mais impactante para nós, pois, por muito lixo que tentássemos apanhar, quase rompendo os sacos que nos restavam, nunca conseguíamos deixar o lugar 100% limpo e isso fez-nos perceber o quanto esta área estava poluída. Nós consideramos que conseguimos criar algum impacto nas pessoas que se encontravam a praiar na zona, uma vez que fomos abordados por algumas pessoas a agradecerem pelo nosso gesto. 

Os outros dois ODS que realizámos foram o 16 (Paz, justiça e instituições eficazes) onde votámos nas eleições passadas (no dia 26 de setembro de 2021), e o 17 (Parcerias para a implementação dos objetivos) onde participámos numa recolha alimentar, dinamizada pelo Observatório Regional da IV em conjunto com a AMITEI – Associação de Solidariedade Social dos Marrazes, durante o mês de março. 

A concretização deste projeto só foi possível graças ao empenho e desempenho de cada um de nós, e no final valeu a pena porque estas ações abriram os nossos olhos aos problemas que existem atualmente, como também nos encheu o coração pois conseguimos realizar um objetivo nosso fazendo o bem para todos. 

No final, o que vai restar são as memórias da preparação e realização destas ações como também a insígnia na camisa. Um muito obrigado ao Departamento Nacional dos ODS por esta excelente iniciativa.

 

Inês Salgueiro

Clã Rainha Santa Isabel, Agrupamento 1317 Parceiros