Durante os dias desafiantes e incertos do primeiro confinamento, o Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DNODS) mostrou que é possível continuar a contribuir para um mundo melhor mesmo quando o escutismo tem de ser feito em casa.
Demonstrando a importância de não perder a esperança e continuarmos a realizar as boas ações que tanto caracterizam os escuteiros, o DNODS, da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade apresentou, de 19 de março e 4 de abril de 2020, a iniciativa 17 Dias, 17 ODS.
Esta iniciativa visou não só a sensibilização dos escuteiros para a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como também promoveu a ação de todos para cumprir a Agenda 2030 das Nações Unidas. Durante 17 dias, foi celebrado cada um dos ODS, convidando todos os escuteiros a realizarem uma ação em prol do mesmo, oferecendo três sugestões de ações que cada escuteiro poderia realizar, sem precisar de sair de casa.
Os participantes, de cada dia, com a fotografia ou vídeo mais original foram premiados com uma pequena lembrança para que nunca se esqueçam de que o “Dever de Escuta começa em casa” e de que se pode contribuir para os ODS mesmo durante o confinamento. As diversas publicações podem ser encontradas no Instagram ou Facebook, através dos hashtags #escutismo #escutismoemcasa #compromisso2030 #scoutsforsdgs. A iniciativa online contou com cerca de 1500 escuteiros portugueses e foi multiplicada no Brasil, Irlanda, Luxemburgo, Equador, França, Grécia e Espanha